domingo, 20 de outubro de 2013

Um pouco das origens da Associação Juizforana de Skate...

Nos anos 90, os skatistas de Juiz de Fora não tinham um local especifico para praticar o esporte e praticavam o skate na forma essencial, nas ruas. Naquele tempo o estacionamento na rua em frente à Escola Normal era um ponto de encontro central da turma do skate. Nesse local eram construídos obstáculos de madeira, que constantemente eram apreendidos pela Polícia Militar, que alegava não ser aquele um local adequado para a prática do esporte.


No inicio de 1999, com apoio do então vereador Gabriel Rocha (Biel), foi feita uma grande mobilização para conscientizar os skatistas da necessidade de se constituir uma entidade representativa junto ao poder público. Os skatistas da época começaram a articular a idáia de criar uma associação, realizando uma reunião para tratar de assuntos de interesse dos skatistas e sem ao final encerrando com uma sessão de skate entre amigos. Foi fundada então a associação e esta foi conduzida pelos skatistas mais experientes, devidamente registrado em ata pública.



Na época, com o apoio do vereador Biel, foi marcada uma audiência pública na Câmara Municipal, onde foram convidadas autoridades municipais, representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Esportes da Prefeitura, com intuito principal de mostrar que a prática do skate precisava de locais adequados. No evento na Câmara compareceram cerca de 500 skatistas, com seus skates na mão, que conseguiram convencer os vereadores sobre a necessidade da construção de pistas para a prática do esporte e de políticas públicas em prol do mesmo.


A sede da AJS está localizada oficialmente no mesmo local da associação dos moradores do bairro Vitorino Braga (Praça Teotônio Vilella), em frente à prinicipal e histórica pista de skate da cidade. A associação sempre procurou realizar atividades juntamente com os moradores daquele bairro e posteriormente foi expandindo sua atuação em outros bairros.

Entre 2007 e inicio de 2009, a Associação participou do Projeto chamado “JF nos trilhos da paz” no qual eram oferecidas diversas oficinas para as comunidades carentes como Vila Ideal, Santa Cecília e Barreira do Triunfo. Entre as atividades estavam teatro, dança, música e o skate.



Ao longo dos anos, a AJS veem promovendo encontros de skatistas, eventos, demonstrações e campeonatos do circuito juizforano, além de trabalhos voluntários com crianças e adolescentes.


SKATE É PRA QUEM TEM CERTEZA!!!