terça-feira, 3 de maio de 2011

Pista do Bairro Vitorino Braga -Precisamos de uma Reforma Urgente!

Até quem não anda de skate sabe que a manutenção da pista e a segurança da mesma são fundamentais para a prática do esporte. A pista do bairro Vitorino Braga existe desde 2000 e já foi considerada uma das melhores de Minas Gerais. Mas, hoje em dia, as condições da mais tradicional pista de Juiz de Fora estão longe de serem ideais para a prática do esporte.
            Os buracos e rachaduras são as principais críticas dos freqüentadores da pista do bairro Vitorino Braga. Eles impedem até mesmo as manobras mais simples de skate. A pista vai sobrevivendo graças aos remendos feitos pela Associação Juizforana de Skate (AJS), que recolheu dinheiro dos skatistas e investiu em pequenas obras. E é da iniciativa dos próprios skatistas que a pista se mantém. O último mutirão “tapa-buraco” aconteceu em outubro do ano passado, quando os skatistas da associação compraram cimento e areia para “ajeitar” a pista.
            Além dos buracos, a escassez de refletores têm se tornado verdadeiro empecilho para os que praticam a atividade durante a noite. Lucian Fernandes é secretário fiscal da AJS e diz que a movimentação no período noturno é grande “terça e quinta são os dias de picos, cerca de 20 pessoas vem andar de skate aqui”. Atualmente, dois refletores estão queimados.
            João Vitor Galvão é morador do bairro, e freqüenta a pista do Vitorino há mais de 5 anos. Ele lembra do dia em que um outro refletor caiu, cerca de cinco meses atrás “Na noite anterior havia chovido granizo. Quando chegamos aqui no dia seguinte e encontramos a refletor caído sobre a grade, na margem da pista. Esse refletor ainda não foi reposto”.
            Por ser um bem público, a responsabilidade de manutenção da pista do Vitorino é da Prefeitura de Juiz de Fora. Mas, mesmo com pedidos de obras no local, a situação permanece a mesma “A gente já pediu a reforma da pista várias vezes, antigamente a Prefeitura até ia na pista e dava uma arrumada mas hoje em dia nem respondem nossos pedidos” revela Diogo Andrade, Presidente da AJS. A produção desta matéria tentou entrar em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora para perguntar sobre as condições da pista do Vitorino Braga e sua manutenção, mas não obtivemos resposta até a publicação desta matéria.
            Além do risco de ferimentos, os skatistas estão expostos a prejuízos financeiros, uma vez que o mau estado do local provoca o desgaste dos equipamentos.  E na falta de melhores condições, a AJS alugou uma van, no último domingo, dia 17, para levar o pessoal para andar nas pistas de Belo Horizonte. 

Texto: Darlene Braga e Thais Caselli. 
Fotos: João Vallo.
(alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF)

 Rachadura na entrada da transição

 Buracos na trasição

 Buraco gigante na transição do vulcão

 Buraco mostra que o interior do obstáculo é oco e está repleto de lixo

 Buracos no chão da pista travam as rodas na hora que o skate passa

 Obstáculos se deteriorando

  Lucian Fernandes é secretário fiscal da AJS

 Pista do Vitorino Braga em estado precário

Refletor queimado