quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Ossos" do ofício!

A Associação Juizforana de Skate protocolou diversos pedidos na Prefeitura de Juiz de Fora.

Vejam os conteúdos dos ofícios nº 16/2011 (Parque da Lajinha) e nº 17/2011 (Outras pistas), transcritos na íntegra logo abaixo.



Ofício 016/2011 - AJS
Juiz de Fora, 09 de novembro de 2011.

Da: Associação Juizforana de Skate

Para:

Excelentíssimo Senhor Custódio Mattos
Prefeito de Juiz de Fora

Com cópia:

Ilustríssimo Senhor Prof. Renato Miranda
Secretário de Esporte e Lazer

Ilustríssimo Senhor Cláudio Humberto Dias
Presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD)

Ilustríssimo Senhor Jefferson Rodrigues Júnior
Secretário de Obras


A Associação Juizforana de Skate, respeitosamente, solicita informações sobre o atual estágio de desenvolvimento do projeto para construção da pista de skate no Parque da Lajinha.

            Outrossim, reitero a necessidade de que a elaboração do projeto e a construção da pista de skate sejam executadas por empresas especializadas em construções de pistas de skate e com experiência comprovada, considerando as especificidades técnicas do skate.

            Com cordiais cumprimentos,

Associação Juizforana de Skate
skateajs@gmail.com




Ofício 017/2011 - AJS
Juiz de Fora, 09 de novembro de 2011.

Da: Associação Juizforana de Skate (AJS)

Para:

Excelentíssimo Senhor Custódio Mattos
Prefeito de Juiz de Fora

Com cópia:

Ilustríssimo Senhor Prof. Renato Miranda
Secretário de Esporte e Lazer

Ilustríssimo Senhor Cláudio Humberto Dias
Presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD)

Ilustríssimo Senhor Jefferson Rodrigues Júnior
Secretário de Obras


A Associação Juizforana de Skate, respeitosamente, relata através deste ofício diversas situações relacionadas a algumas pistas de skate de nossa querida cidade.

Pista de skate da Praça dos Bairros Bom Jardim e Linhares:

Recentemente a EMPAV/PJF, reformou a praça visando às inaugurações das obras de asfaltagem da avenida que passa pelo local. Cientes desta reforma, representantes da AJS estiveram no local para verificar o que seria feito na pista de skate.
Constatamos que toda a praça estava sendo reformada, com exceção de uma pequena rampa dentro da pista de skate, que está com erro de projeto desde a sua construção/inauguração. Mesmo após diversas solicitações de correção feitas verbalmente pelos representantes da AJS aos responsáveis pela reforma, a praça foi reformada e a rampa de skate continuou sem conserto e o piso da pista não foi pintado.

Enfim, solicitamos a reconstrução desta pequena rampa dentro da pista e pintura do piso da mesma.


Pista de skate do Bairro Mundo Novo:

Recentemente tivemos ciência de que a rampa localizada no bairro Mundo Novo, a única da cidade que estava sem buracos e em condições mínimas de uso, seria demolida. Imediatamente entramos em contato com o Secretário de Esporte e Lazer, por telefone e  via e-mail enviado à Coordenação de Esportes Radicais/SEL. Segundo informações passadas à AJS, esta demolição seria feita a pedido de um vereador que acolheu solicitação da APM do bairro, que recolheu algumas assinaturas a favor da demolição, sob alegação de acidentes na pista de skate. Nós do skate ainda estamos curiosos para saber se a APM relatou acidentes na quadra de futebol e no parquinho, pois eventualmente nestes locais também podem acontecer acidentes.

Posteriormente, em reunião de representantes da AJS com o Secretário de Obras, nos foi informado que a Prefeitura não queria demolir a rampa e este nos garantiu que haveria pelo menos uma reunião para tentativa de sensibilizar a APM quanto à necessidade de manutenção da rampa. Esta reunião sequer aconteceu e a rampa foi demolida.

            Já estivemos reunidos depois da demolição com o Secretário de Obras e este propôs a construção de outra rampa em local a ser definido. O projeto já está sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras.

Solicitamos esclarecimentos quanto a proposta de demolição e de quem partiu a iniciativa.

Pista de skate do Bairro Vitorino Braga/Praça Teotônio Vilela:

A AJS organizou recentemente um campeonato na principal pista da cidade, situada no Bairro Vitorino Braga, nos dias 01 e 02 de outubro. Para tanto solicitou S.O./EMPAV, a manutenção preventiva e corretiva da pista, basicamente tampando os buracos no piso.

Infelizmente, o cimento/material utilizado para tampar os buracos "esfarelou" antes mesmo da data da competição, causando riscos de acidentes para os skatistas competidores.

Através do Ofício nº 030/2011 – S.O., já nos foi informado, somente, que o projeto para reforma da pista está sendo executado, porém sem maiores detalhes.

Solicitamos especial atenção e prioridade para a reforma desta pista, a maior e principal da cidade, que representa uma vitória histórica do movimento skate juizforano, pois é a primeira pista que foi construída na cidade.

Pista de skate em construção na Av. Barão do Retiro, próxima à Igreja do Bairro Bonfim:

A PJF está construindo uma praça próxima a Igreja do Bairro Bonfim e na mesma foi construída uma rampa de skate. A construtora responsável pela obra retirou os tapumes do local antes da finalização das obras e com isso a pista começou a ser utilizada antes da finalização da obra. Infelizmente nós da AJS não temos condições de disponibilizar pessoal para controlar que os skatistas, sedentos por uma pista de skate na cidade, utilizem a rampa antes da inauguração. Além disso, segundo relatos de moradores locais, algumas pessoas estavam andando de bicicleta no local e este foi o principal motivo de danificação da pista, ocasionando buracos. Consideramos que a pista não foi projetada para suportar o fluxo de bicicletas e que estas devem ter seus espaços específicos. Ou então, que se projete o piso da pista com resistência suficiente para suportar e atender também às bicicletas.

A construtora responsável já está refazendo o piso da pista e representantes da AJS já estiveram no local relatando nossas demandas.

            Portanto, solicitamos: que o piso da pista seja reconstruído com a melhor qualidade possível para suportar o impacto dos skates, bicicletas e para garantir uma boa durabilidade da pista; que seja providenciada grade de proteção no entorno da rampa, pois há risco de que os skates escapem para a avenida, causando acidentes com veículos que transitam no local; que a construtora responsável providencie os tapumes no local e só os retire depois de passados o período de secagem e cura do cimento, visando garantir a sua qualidade.

            Portanto, Excelentíssimo Senhor Prefeito, Senhores Secretários e Senhor Presidente do CMD, relatamos aqui alguns problemas da comunidade skatista de nossa cidade.

            Solicitamos as providências necessárias.

            Com cordiais cumprimentos,

Associação Juizforana de Skate
skateajs@gmail.com