segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Skatepark da UFJF quase pronto

fonte: http://www.ufjf.br/secom/2013/01/09/skatistas-ganharao-pista-para-a-pratica-do-esporte-na-ufjf/


Skatistas ganharão pista para a prática do esporte na UFJF










O
s skatistas que costumam frequentar os estacionamentos do campus da UFJF ganharão um novo espaço para a prática. A construção de uma pista de aço e concreto, está sendo finalizada e deverá ser aberta a comunidade até o final deste mês. A estrutura fica ao lado da Academia ao Ar Livre, no centro do campus.
A pista é destinada a uma das principais modalidades do esporte: o street skate. Os skatistas dessa modalidade utilizam obstáculos como banks, caixotes e corrimões para executarem suas manobras. A obra terá uma área total de 350m² e o orçamento para a construção da pista ficou em R$ 306 mil.
O projeto foi orientado por membros da Associação Juiz-forana de Skate (AJS), que optou por fazer do local um espaço também de lazer. De acordo com o engenheiro civil e colaborador do projeto, Leandro Souza, o skate integra pessoas de interesses e gostos diversos. “É uma ideia nova dentro da universidade e a pista pode fazer a prática se desenvolver cada vez mais.”
É o que também acredita o skatista Brunner Lopes, membro da AJS. “Não há nenhuma pista pública em condições adequadas, e o fato de ter uma no campus incentiva o esporte, além de ser um lugar seguro para as pessoas. Isso estimula as novas gerações. Os mais novos terão um local decente para andar de skate.”

Pista promete deixar a prática do esporte mais segura (Foto: Gabriela Said)
Por haver dificuldade em encontrar um local adequado, muitos usam as ruas da cidade e circulam entre veículos. O professor da Faculdade de Engenharia, especialista em trânsito, José Alberto Barroso Castañon, aponta as gravidades que a prática inadequada pode trazer: “O skate é um instrumento esportivo e não um meio de transporte. Esta condição em que os skatistas circulam entre automotores oferece risco não apenas ao próprio skatista, mas também a pedestres que transitam por ali.” Para a segurança dos esportistas, é necessário ainda o uso de capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.
Julia, 13 anos, aprovou a construção da pista, não só pela segurança mas também pelo espaço comum favorecendo a interação entre os praticantes. “Normalmente no campus as pessoas que estão andando de skate ficam mais afastadas. Uma pista ajuda a reunir os skatistas no mesmo lugar, dando uma integração maior e assim fica legal.”
Para Brunner, o espaço possibilita aos cursos da UFJF a realização de atividades extras com os alunos. “Podem ser desenvolvidas no local formas alternativas de ensino, pesquisa e extensão. Existem poucas publicações sobre o skate; é um campo que ainda pode ser muito explorado.”
De acordo com o engenheiro civil da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Fábio Brum, a pista já está finalizada, precisando apenas de limpeza e receber alguns últimos retoques para ser liberada ainda este mês. “O processo é simples e rápido”.