Oficina de Skate no bairro Santa Luzia!

Foto: Gabriel Uehara (@gabriel.u)

No domingo, 09/03/2025, a Associação Juizforana de Skate realizou uma demonstração cultural sobre o que é o skate. 

Dizer que uma aula de skate é apenas uma aula seria um erro. Uma oficina skatável vai muito além do ato de andar; é uma imersão na atmosfera do skate e em tudo o que ele pode representar. Na Praça Felzeps, cultivamos um pouco dessa amplitude do skate. Foi gratificante ver sorrisos sinceros, comemorações por cada manobra conquistada, amizades surgindo e todas as pessoas que compareceram para assistir e trocar ideias.

Fui entrevistado por Gustavo Bacchini e, em uma das perguntas, refleti sobre o papel da AJS como ferramenta para difundir nossa vivência. Ressaltei a importância da associação existir, não apenas como um meio para promover o skate enquanto esporte, mas também enquanto expressão cultural essencial para a cidade. Nosso papel é democratizar o acesso ao skate, compartilhar nossas vivências e mostrar que pisar no shape é muito mais do que um simples movimento. O skate é arte, expressão, urbanidade; é um registro histórico da cidade. E acredito que, naquele dia, naquela praça, conseguimos demonstrar um pouco do que isso significa. Na entrevista, destaquei: "Skate é união. Somos família, abraçamos a todos e queremos que todos tenham acesso ao skate. E que seja reconhecido que o que fazemos é trabalho, é profissional, e que vivemos disso". 



Eu, Gabriel Uehara, sou muito grato pelo trabalho que realizamos na AJS, pelos laços que criamos e pela coletividade que fortalecemos. Cada evento que produzimos abre novas portas em Juiz de Fora. Ouvimos muitas pessoas, contamos com muitas vozes e, ao mesmo tempo, também somos ouvidos.

Um agradecimento especial ao Senhor Júlio, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Luzia, que nos convidou para ministrar a oficina em seu querido bairro. O contato com ele foi uma experiência enriquecedora; seu carisma e sorriso contagiante demonstram o quanto a cultura de rua, a diversão e o contato humano estão vivos ali, longe das telas. 

Também quero expressar minha gratidão à Vitaminas, que marcou presença em peso e ajudou de maneira incrível. Admiro muito o corre desse coletivo, e tê-las ali foi essencial para fortalecer a cena local.

Meu agradecimento ao Sessa, que chegou junto e teve um cuidado especial com a alimentação e hidratação de todos no evento. Sua atenção e carinho foram fundamentais para o bem-estar da galera.


O trabalho que realizamos ganha força nesses detalhes. Levar cultura e informação a todos os lugares é essencial para fortalecer o vínculo entre o skate e a sociedade.

Se for postar, não esqueça de dar os créditos (@gabriel.u).


Texto e fotografia por Gabriel Uehara.

Comentários